Exprimer EVS 3643, detetores digitais diretos instalados pela Micromil no Hospital de Santa Marta

Detetores digitais portáteis, modelo Exprimer EVS 3643, instalados pela Micromil

Na sequência do Concurso Público nº 1-7.0028/17 referente à aquisição de detetores digitais para o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E.P.E., a Micromil procedeu, no passado dia 11 de janeiro de 2018, à instalação de dois detetores portáteis de aquisição direta de imagens de Raios-X, novos, da marca DR Tech, modelo Exprimer EVS 3643, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa. Um dos detetores foi instalado numa sala de Raios-X Siemens. O outro será usado como serviço móvel de aquisição de imagem para intransportáveis.

Exprimer EVS 3643 é a última geração da família de detetores wireless do fabricante DRTECH. A tecnologia usada é a de deposição direta de camada de Iodeto de Césio produzindo imagens de maior nitidez e menor dispersão de radiação, quando comparadas com os tradicionais detetores com cintiladores convencionais de CsI ou Gadox. O sistema disponibiliza ainda pacotes de software para redução de dose. O formato e dimensões do Exprimer EVS 3643 adaptam-se a qualquer sistema de Raio-X convencional (substitui as cassetes) e funciona com qualquer tipo de aparelho de Raio-X, fixo ou portátil.

Foi ainda ministrada a respetiva formação operacional à Coordenação do Serviço de Imagiologia e aos respetivos Técnicos de Radiologia, pelo Técnico de Aplicações da Micromil.

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, fica assim capacitado com a mais recente tecnologia, no que respeita detetores digitais diretos para Raios-X.

2018-06-06T14:14:05+00:00