Exprimer EVS 3643, dois detetores digitais diretos instalados pela Micromil no Hospital de Santa Marta, em Lisboa

Detetores digitais portáteis, modelo Exprimer EVS 3643, instalados pela Micromil

Na sequência do Concurso Público nº 1-7.0028/17 referente à aquisição de detetores digitais para o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E.P.E., a Micromil procedeu, no passado dia 11 de janeiro de 2018, à instalação de dois detetores portáteis de aquisição direta de imagens de Raios-X, novos, da marca DR Tech, modelo Exprimer EVS 3643, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa. Um dos detetores foi instalado numa sala de Raios-X Siemens. O outro será usado como serviço móvel de aquisição de imagem para intransportáveis.

Exprimer EVS 3643 é a última geração da família de detetores wireless do fabricante DRTECH. A tecnologia usada é a de deposição direta de camada de Iodeto de Césio produzindo imagens de maior nitidez e menor dispersão de radiação, quando comparadas com os tradicionais detetores com cintiladores convencionais de CsI ou Gadox. O sistema disponibiliza ainda pacotes de software para redução de dose. O formato e dimensões do Exprimer EVS 3643 adaptam-se a qualquer sistema de Raio-X convencional (substitui as cassetes) e funciona com qualquer tipo de aparelho de Raio-X, fixo ou portátil.

Foi ainda ministrada a respetiva formação operacional à Coordenação do Serviço de Imagiologia e aos respetivos Técnicos de Radiologia, pelo Técnico de Aplicações da Micromil.

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, fica assim capacitado com a mais recente tecnologia, no que respeita detetores digitais diretos para Raios-X.

2018-03-21T20:20:20+00:00