Homenagem aos beneméritos da Liga dos Amigos do Hospital de Viana

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana (LAHVC), instituição presidida pelo Dr. Defensor Moura, fundador da Liga e antigo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, iniciou em abril de 2019 uma campanha de angariação de fundos para recolher a verba necessária para a aquisição de um mamógrafo digital com estereotaxia para oferecer ao serviço de radiologia do Hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo, da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE.

Terminada esta angariação de fundos, 1 mês e meio mais cedo do que o previsto, realizou-se no passado dia 17 de outubro, pelas 18h, uma cerimónia no auditório do Hospital de Viana do Castelo, com o objetivo de entregar a última prestação do pagamento do equipamento à Micromil, representada por António Dias, Diretor Comercial, e Susana Antunes, Diretora de Marketing, e sobretudo homenagear publicamente os mais de 400 beneméritos da Liga dos Amigos do Hospital, que doaram entre 2€ e milhares de euros a esta causa. As entidades que doaram acima de 2 ordenados mínimos foram reconhecidas como Amigos da Liga com entrega formal de um diploma pelo Dr. Defensor Moura.

O Dr. António Franklim Ribeiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração, tomou também a palavra, elogiando e agradecendo a todos os beneméritos, e ao trabalho da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, na pessoa do Dr. Defensor Moura, que tanto tem contribuído e ajudado para o desenvolvimento e melhoria das condições do Hospital de Viana.

Este equipamento de mamografia digital com estereotaxia, da marca GE, modelo Senographe Essential, instalado em junho de 2019 pela Micromil, já realizou mais de 660 exames, evitando que as mulheres de Viana do Castelo se tivessem que deslocar ao IPO do Porto ou outras clínicas privadas, para realizar mamografias e biópsias.

No entanto, a falta de espaço das atuais instalações, não permite o pleno funcionamento do mamógrafo, por se encontrar com outro equipamento de RX na mesma sala e não se poderem realizar exames em simultâneo.

Deste modo, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, continua a sua angariação de fundos para um novo investimento de aproximadamente 30.000€, desta vez para alargar as instalações do serviço de radiologia. Uma sala própria para mamografia poderá eventualmente duplicar o número de exames, conforme informação do Diretor do Serviço de Radiologia, Dr. José Traila Campos.

2019-10-23T15:46:06+00:00

Deixe um comentário