Webinar Braquiterapia


Faça aqui a sua Inscrição




A Micromil, em parceria com a ATARP, está a promoverum Webinar sobre o papel da Braquiterapia de contacto por RXPapillon, na preservação de órgãos como parte de uma abordagem multidisciplinar ao cancro coloretal.

Esta sessão, concebida pelo Professor Arthur Sun Myint, o maior especialista no Reino Unido na técnica Papillon, aborda o papel do Papillon na gestão atual e emergente nos carcinomas do reto, do terço inferior.

Será explicada esta abordagem menos agressiva com o objetivo de prevenir o estoma, far-se-á uma atualização do ensaio clínico da Fase III (OPERA), e uma visão do impacto no percurso do paciente e na sua qualidade de vida.

Esta sessão pretende educar, informar e influenciar os profissionais que cuidam de doentes com carcinoma do reto sobre as novas opções disponíveis para o tratamento de tumores precoces, considerando abordagens multidisciplinares e a prestação de serviços especializados no Reino Unido e no exterior.

Também ouviremos o parceiro da indústria, Ariane Medical Systems, Ltd., que dedicou os últimos 15 anos a desenvolver um sistema de braquiterapia por raios X, Papillon, que trata agora milhares de pacientes em toda a Europa.

O webinar realiza-se no próximo dia 23 de julho, das 21h às 22h, seguido de um espaço para esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências entre os participantes. Para os associados da ATARP e da SPRO a participação é gratuita.

Os oradores serão o próprio Professor Arthur SunMyint, Oncologista Principal no Clatterbridge Cancer Centre e Mark Davies, Diretor Internacional da Ariane Medical Systems.



A Braquiterapia de contacto Papillon é uma forma de terapia com radiação usada para o tratamento de tumores acessíveis. É uma técnica que envolve um procedimento invasivo inserindo um aplicador de RX no ou perto do próprio tumor, seguido de uma dose de radiação no tumor que destrói as células cancerígenas, reduzindo a exposição à radiação dos tecidos e órgãos envolventes saudáveis. Consequentemente, a dose emitida pelo sistema tem a vantagem de reduzir o tempo de tratamento, reduzindo o tempo de permanência no hospital, bem como os requisitos de proteção, comparando com a radioterapia convencional.